0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Sé de Viseu

José Torres
06.08.2023

Época de construção

Séculos XIII / XIV / XVI / XVII / XVIII / XIX / XX

Classificação

Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG, 1.ª série, n.º 136 de 23 junho 1910 / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 42 de 19 fevereiro 1963

Localização

Adro Sé, 3500-195 Viseu

Descrição

A Sé é uma das construções mais antigas de Viseu. Não se sabe ao certo quando se terá iniciado a sua construção. As referências mais antigas datam de 1094-1114, período de governo do Conde D. Henrique, que a terá mandado construir, ou então iniciou obras de reforma da catedral. As características românicas, que hoje apresenta, datarão dessa altura.
A torre do relógio é românico-gótica, a fachada central e a torre dos sinos são maneiristas do séc. XVII-XVIII (autor-arquiteto de Salamanca, J. Moreno). Esta fachada substituiu uma fachada manuelina que existiu até 1635.
Na interior da Sé encontramos as colunas encimadas por arcos ogivais, que suportam a abóbada dos nós do séc. XVI (autor João de Castilho).
Os claustros inferiores da Sé datam do séc. XVI; os claustros superiores datam do séc. XVIII. Os vários portais do claustro inferior são românico-góticos.
Os azulejos do claustro da Sé são dos fins do séc. XVI, início do séc. XVII e também merecem alguma atenção.
No andar superior da Sé, existe o Museu de Arte Sacra, que é constituído pelo antigo tesouro da Sé e está localizado em dependências dos claustros, nas salas nobres do Cabido, lugar onde terão sido as casas de S. Teotónio, prior da Sé.
Destes cofres de Limoges do séc. XIII, imagens, cruzes, hostiários, relicários e inúmeras peças de ouro e prata constituem o valioso património deste museu.

Galeria de imagens do interior

Mais informações aqui e ou no código QR ao lado.

  • Estação de comboios do Pocinho

    A estação de comboios do Pocinho é uma interface da Linha do Douro, que serve a localidade do Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

  • Aldeia do Pocinho

    Pocinho é uma aldeia situada no concelho de Vila Nova de Foz Coa, distrito da Guarda.

  • Barragem da Valeria

    A barragem da Valeira fica situada no concelho de São João da Pesqueira, distrito de Viseu, ao km 145 da via navegável do Douro (distância até à foz).

  • Praça Dom Duarte

    Esta praça foi o coração da cidade até ao século XIX. A antiga Praça do Concelho albergava os Paços do Concelho.

  • Mercado 2 de Maio

    Inaugurado em 1879 como “Praça 2 de Maio”, este foi o mercado de Viseu durante mais de 100 anos.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *