0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Casa do Passadiço

José Torres
29.01.2023

Época de construção

Século XVIII

Classificação

Em estudo / Incluído na Zona Especial de Protecção da Sé de Braga (v. PT010303520005) e da Capela de Nossa Senhora da Conceição (v. PT010303410006).

Localização

Largo de São João do Souto, 4700-326 Braga

Descrição

Casa barroca e rococó, de planta em L invertido, composta por três corpos articulados, um corpo alongado, e os outros dois adossados, fazendo o outro braço do L. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, contrastando com o granito das molduras, cunhais e cornija de remate. Varandas suportadas por modilhões, com argolas de ferro funto ao remate, à semelhança do que acontece em vários prédios urbanos de Braga. Portal principal, bastante exuberante, com decoração rococó, de concha, volutas e grinaldas. Escadaria principal desenvolvendo-se no interior, em cantaria, com arranque volutado e guardas de ferro. Baldaquino com motivo de escamas a encimar as janelas das fachadas. A cantaria do frontão do portal principal está lavrada de modo a criar prespetiva, criando uma ilusão de concavidade. Interior percorrido por galeria que contorna todo o edifício, suportado por arcaria de granito.

Mais informações aqui ou no código QR ao lado.

  • Parque de Lazer do Castelinho

    Se procura o lugar perfeito para as crianças se divertirem e a família viver uma experiência de contemplação da natureza, o Parque de Lazer do Castelinho afirma-se como uma excelente sugestão.

  • Igreja Matriz

    A igreja Matriz tem origem quinhentista, apesar da estrutura atual se dever à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881.

  • Cineteatro

    O CineTeatro dos Bombeiros foi remodelado nos anos 80 e adaptado para a produção de espetáculos de teatro, de música, conferências, palestras, seminários e, também, para a projeção cinematográfica.

  • Pelourinho

    O Pelourinho de Vila Nova de Cerveira é um monumento histórico situado no interior das muralhas do Castelo, simbolizando a autonomia municipal e a justiça na época medieval.

  • Câmara Municipal

    Arquitetura civil política e administrativa, novecentista e revivalista.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *