0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Braga

José Torres
29.01.2023

Época de construção

Séculos XVI / XVII / XVIII

Classificação

Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226 de 29 setembro 1977; Incluído na Zona Especial de Protecção da Sé de Braga (v. PT010303520005) e do Antigo Paço Arquiepiscopal de Braga (v. PT010303520021)

Localização

R. Dom Diogo de Sousa 124, 4700-424 Braga

Descrição

Arquitetura religiosa, renascentista, maneirista, barroca e neoclássica. Edifício composto por igreja de Misericórdia, de planta longitudinal, de nave única, com Casa do Despacho retangular, adossada junto à fachada principal, formando um L. O edifício apresenta fachadas maneiristas, particularmente evidente através dos portais da igreja, nomeadamente na fachada principal, com portal-retábulo, a toda a altura da fachada, conjugando uma estrutura maneirista, com elementos decorativos renascentistas, e alguns elementos barrocos introduzidos posteriormente, como é o caso da pedra de armas do Arcebispo D. Gaspar de Bragança.

Interior da igreja

Mais informações aqui ou no código QR ao lado.

  • Parque de Lazer do Castelinho

    Se procura o lugar perfeito para as crianças se divertirem e a família viver uma experiência de contemplação da natureza, o Parque de Lazer do Castelinho afirma-se como uma excelente sugestão.

  • Igreja Matriz

    A igreja Matriz tem origem quinhentista, apesar da estrutura atual se dever à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881.

  • Cineteatro

    O CineTeatro dos Bombeiros foi remodelado nos anos 80 e adaptado para a produção de espetáculos de teatro, de música, conferências, palestras, seminários e, também, para a projeção cinematográfica.

  • Pelourinho

    O Pelourinho de Vila Nova de Cerveira é um monumento histórico situado no interior das muralhas do Castelo, simbolizando a autonomia municipal e a justiça na época medieval.

  • Câmara Municipal

    Arquitetura civil política e administrativa, novecentista e revivalista.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *