0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Igreja de Santa Cruz

José Torres
29.01.2023

Época de construção

Séculos XVII / XVIII

Classificação

Inexistente

Localização

Largo Carlos Amarante 11, 4700-308 Braga

Descrição

Fachada principal composta por dois registos ritmados por quatro colunas estriadas, no primeiro registo e pilastras no segundo. A arquitrave que separa os registos apresenta os treze instrumentos da Paixão de Cristo. Remate em frontão recortado, com aletas, coroado pela imagem da Santa Cruz, ladeada por outras esculturas. INTERIOR, com capelas laterais dedicadas ao Senhor dos Passos, Santa Cruz, Nossa Senhora das Dores, Senhor da Cana Verde, a Adoração no Horto, Cristo preso à coluna, Ecce-Homo, São Pedro e Santana. Entre os retábulos encontram-se bustos dos apóstolos. Salão nobre do museu, com cobertura interior em teto de maceira de madeira policromada. Presépio representando a “Sagrada Família” no centro, a “Adoração dos Pastores” e o “Cortejo dos Reis Magos”, com inscrição, permitindo conhecer o encomendante e a data de execução.

Interior da Igreja

Mais informações aqui ou no código QR ao lado.

  • Parque de Lazer do Castelinho

    Se procura o lugar perfeito para as crianças se divertirem e a família viver uma experiência de contemplação da natureza, o Parque de Lazer do Castelinho afirma-se como uma excelente sugestão.

  • Igreja Matriz

    A igreja Matriz tem origem quinhentista, apesar da estrutura atual se dever à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881.

  • Cineteatro

    O CineTeatro dos Bombeiros foi remodelado nos anos 80 e adaptado para a produção de espetáculos de teatro, de música, conferências, palestras, seminários e, também, para a projeção cinematográfica.

  • Pelourinho

    O Pelourinho de Vila Nova de Cerveira é um monumento histórico situado no interior das muralhas do Castelo, simbolizando a autonomia municipal e a justiça na época medieval.

  • Câmara Municipal

    Arquitetura civil política e administrativa, novecentista e revivalista.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *