0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Chafariz da Praça do Conselheiro Silva Torres

José Torres
25.06.2023

Época de construção

Século XVI

Classificação

Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Localização

4910-122 Caminha

Descrição

Contruído entre 1551 e 1553 pelo experiente mestre João Lopes o Velho, é um chafariz renascentista, assente em plataforma circular vedada por balaustrada de ferro. O tanque, circular, de coluna galbada e sistema piramidal, possui duas taças sobrepostas e remate em forma de coruchéu.
Inicialmente situava-se no extremo norte do Terreiro, mas, após as guerras liberais, a Câmara manda demolir o pelourinho que existia no largo e o chafariz foi deslocado para o local que hoje ocupa, tendo sofrido algumas modificações.
O estilo renascentista está patente no classicismo das suas linhas e na sua decoração, da qual se destacam as carrancas, sendo um dos chafarizes mais importantes do Norte de Portugal e da Galiza.

Mais informações aqui ou no código QR ao lado.

  • Parque de Lazer do Castelinho

    Se procura o lugar perfeito para as crianças se divertirem e a família viver uma experiência de contemplação da natureza, o Parque de Lazer do Castelinho afirma-se como uma excelente sugestão.

  • Igreja Matriz

    A igreja Matriz tem origem quinhentista, apesar da estrutura atual se dever à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881.

  • Cineteatro

    O CineTeatro dos Bombeiros foi remodelado nos anos 80 e adaptado para a produção de espetáculos de teatro, de música, conferências, palestras, seminários e, também, para a projeção cinematográfica.

  • Pelourinho

    O Pelourinho de Vila Nova de Cerveira é um monumento histórico situado no interior das muralhas do Castelo, simbolizando a autonomia municipal e a justiça na época medieval.

  • Câmara Municipal

    Arquitetura civil política e administrativa, novecentista e revivalista.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *