Época de construção
Século XVI (conjetural)
Classificação
Monumento Nacional, Decreto 16-06-1910, DG nº 136 de 23 junho 1910 *1
Localização
Praça da República, 4710-926 Braga
Descrição
O cruzeiro de Santa Ana, hoje situado no Largo da Senhora-a-Branca desde 1915, terá sido originalmente erguido na zona do antigo Campo de Santana (actual Avenida Central de Braga), junto à Torre de Menagem da cidade. Por via desta localização original, da qual aliás lhe advém a designação corrente, este cruzeiro tem sido identificado com aquele que o Arcebispo D. Diogo de Sousa refere como “uma cruz no dito Rossio de Santana com seus degraus e a haste de pedra de Viana”.
O cruzeiro ergue-se sobre um soco de sete degraus quadrangulares onde assenta um paralelepípedo ao alto, com as quatros lados moldurados com festões e tachas planificadas. Sobre este assenta o tabuleiro, no qual se eleva a base do fuste e a coluna de forma circular monolítica. Esta tem decoração distinta na parte inferior, ornado de pontas de diamante, sendo a parte superior formado por caneluras.
Segue-se o capitel de ordem coríntia e, para finalizar, o conjunto da esfera que serve de base para a cruz cardinalícia, representado por quatro braços, em que os dois superiores são mais pequenos.
Mais informações aqui ou no código QR ao lado.
Deixe um comentário