Época de construção
Século I a.C. (conjectural)
Classificação
Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG, 1.ª série, n.º 136 de 23 junho 1910 / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 48 de 26 fevereiro 1970
Localização
Descrição
Denomina-se de Cava de Viriato o maior monumento em área da Península Ibérica. De tão grande que é, apenas conseguimos ter a verdadeira noção da sua real monumentalidade através de uma vista aérea. Trata-se de uma fortificação composta por oito muralhas em terra que formam um octógono, cada uma com 250m de comprimentos e cerca de 4m de altura. Para otimizar a fortaleza, foi aberto um foco exterior às muralhas, primitivamente cheio de água, que ainda se pode observar em alguns pontos do perímetro.
Estudos mais recentes apontam para que este monumento tenha sido erigido nos inícios do século X, por Ramiro I, com o intuito de trasladar para este local a cidade de Viseu que se encontrava muito arruinada. Este audacioso projeto justificar-se-ia pelo pacto do príncipe Ramiro ter tornado realidade a ambição de seu pai de fazer Viseu a capital da Galiza, entre 926-931. Quando foi rei em Viseu.
Contudo, as vicissitudes políticas do reino astur-leonés, depressa catapultaram Ramiro para o trono de Leão. A capitalidade de Viseu deixara então de fazer sentido, podendo assim encontrar-se uma razão para considerar a Cava como um projeto ambicioso, mas nunca terminado.
Mais informações aqui ou no código QR ao lado.
Deixe um comentário