0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Ecomuseu do Barroso – Espaço Padre Fontes

José Torres
16.07.2023

Localização

Terreiro Açougue 5, Montalegre

Descrição

O Ecomuseu do Barroso é constituído por vários núcleos que se distribuem entre os concelhos de Montalegre e Boticas, no distrito de Vila Real, nomeadamente, a Casa do Capitão, a Corte do Boi, os centros interpretativos da Avifauna da Região e das Minas da Borralha, a Aldeia Ecomuseu, a Vezeira e a Serra, o Museu Rural, a Casa Museu Quinta do Cruzeiro e o Espaço Padre Fontes.

O Ecomuseu do Barroso – Espaço Padre Fontes, assume-se como elemento âncora da estratégia de desenvolvimento integrado e sustentável do território barrosão. Integra funções de documentação, investigação e interpretação dos valores culturais e naturais da região. A sede funciona como Centro Interpretativo da Região, com uma grande criatividade e capacidade de motivar os visitantes a conhecer os polos temáticos espalhados pelo concelho. Está situado na zona envolvente ao Castelo de Montalegre, sendo parte integrante da sua linha de muralha. Pretende-se que o espaço público ofereça ao visitante a experiência dos sentidos que podem usufruir nesta região: o som dos carros de bois, as imagens que nem sempre conseguimos captar, o cheiro e o sabor dos bons produtos de Barroso, o toque do grão a passar entre os dedos e logo a ser moído em farinha. Nas diversas salas recriam-se sensações através de sons, cheiros, imagens e sabores, desafiando os visitantes a “meterem a mão na massa.” As exposições temporárias abordarão os temas fortes da identidade barrosã, assumindo-se o Ecomuseu como um espaço sempre disponível para artesãos e artistas da região divulgarem as suas obras, servindo de “janela” para os visitantes e “espelho” para os locais.

Mais informações aqui ou no código QR ao lado.

  • Linha férrea do Tua entre a estação de comboios e o miradouro da barragem do Tua

    O percurso, em imagens, da linha férrea do Tua entre a estação de comboios e a barragem do Tua.

  • Miradouro da barragem do Tua

    A Barragem do Tua, também conhecida como Barragem de Foz Tua ou Barragem de Foz-Tua, é uma barragem destinada ao aproveitamento hidroelétrico do rio Tua

  • Centro Interpretativo do Vale do Tua

    Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) é um espaço que procura revelar a riqueza natural e histórica de um território que, ao longo dos tempos se foi transformando pela ação do homem.

  • Aldeia Foz-Tua

    A Aldeia de Foz-Tua está intimamente ligada com a história do vinho do Porto, tendo Foz-Tua sido um importante cais fluvial funcionando como ponto de ligação entre a cidade do Porto e a região duriense.

  • Barragem do Tua

    A Barragem do Tua, também conhecida como Barragem de Foz Tua ou Barragem de Foz-Tua, é uma barragem destinada ao aproveitamento hidroelétrico do rio Tua

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *