0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Fonte de São João

José Torres
09.07.2023

Época de Construção:

Século XVIII

Classificação

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Melgaço e muralha (v. PT011603180004)

Localização

Praça da República 40-71, 4960-567 Melgaço

Descrição

Numa das principais praças da Vila, rodeado por várias outras obras de interesse, está a Fonte de São João, uma construção barroca datada do século XVIII.

De estilo setecentista, este monumento foi inicialmente construído no lugar da Assadura, sendo transferido para o atual local apenas em 1903.

Esta fonte de espaldar merece um olhar atento pela sua decoração elaborada, ostentando sete inscrições e um nicho central. No centro, destaca-se uma carranca ladeada por duas serpentes, uma representação do Agnus Dei, um brasão e uma escultura representando São João batizando Cristo.

Inserida num pequeno espaço ajardinado e pavimentado, oferece alguns bancos onde podemos relaxar enquanto usufruímos da fantástica vista que proporciona sobre toda a Vila. Uma ótima maneira de obter uma panorâmica geral do centro histórico de Melgaço.

Mais informações aqui ou no código QR ao lado.

  • Parque de Lazer do Castelinho

    Se procura o lugar perfeito para as crianças se divertirem e a família viver uma experiência de contemplação da natureza, o Parque de Lazer do Castelinho afirma-se como uma excelente sugestão.

  • Igreja Matriz

    A igreja Matriz tem origem quinhentista, apesar da estrutura atual se dever à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881.

  • Cineteatro

    O CineTeatro dos Bombeiros foi remodelado nos anos 80 e adaptado para a produção de espetáculos de teatro, de música, conferências, palestras, seminários e, também, para a projeção cinematográfica.

  • Pelourinho

    O Pelourinho de Vila Nova de Cerveira é um monumento histórico situado no interior das muralhas do Castelo, simbolizando a autonomia municipal e a justiça na época medieval.

  • Câmara Municipal

    Arquitetura civil política e administrativa, novecentista e revivalista.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *