0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Monumento aos Mortos na Grande Guerra 1914-1918

José Torres
29.01.2023

Ano de construção

1924

Classificação

Património Estatuário

Localização

Av. Central 144, 4710-251 Braga

Descrição

O Memorial aos Mortos da Grande Guerra, inaugurado em 26 de junho de 1924, foi erigido para prestar homenagem aos combatentes mortos na Grande Guerra de 1914-1918. O Monumento é um exemplar pertencente ao conjunto de monumentos aos mortos edificados sob o modelo lançado pela Junta Patriótica do Norte em janeiro de 1920. Atualmente está implantado na Avenida Central.


O monumento é constituído por um pedestal de granito, do qual se ergue uma coluna, encimada pelo Escudo Nacional, pela Esfera Armilar e a pela Cruz de Cristo. A base do pedestal exibe uma placa de bronze com uma inscrição onde se lê “AOS COMBATENTES MORTOS PELA PÁTRIA-HOMENAGEM DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA-XI 1918 XI 1968”.  Apresenta também uma delimitação ajardinada de granito, onde se insere uma lápide com uma inscrição onde se lê “AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA – HOMENAGEM DE BRAGA”.

  • Parque de Lazer do Castelinho

    Se procura o lugar perfeito para as crianças se divertirem e a família viver uma experiência de contemplação da natureza, o Parque de Lazer do Castelinho afirma-se como uma excelente sugestão.

  • Igreja Matriz

    A igreja Matriz tem origem quinhentista, apesar da estrutura atual se dever à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881.

  • Cineteatro

    O CineTeatro dos Bombeiros foi remodelado nos anos 80 e adaptado para a produção de espetáculos de teatro, de música, conferências, palestras, seminários e, também, para a projeção cinematográfica.

  • Pelourinho

    O Pelourinho de Vila Nova de Cerveira é um monumento histórico situado no interior das muralhas do Castelo, simbolizando a autonomia municipal e a justiça na época medieval.

  • Câmara Municipal

    Arquitetura civil política e administrativa, novecentista e revivalista.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *