0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Aldeia de Pitões das Júnias

José Torres
16.07.2023

Localização

Pitões das Júnias

Descrição

A 1200 metros de altitude, com as fragas e picos do Gerês a poente e noroeste, e o planalto da Mourela a nascente e nordeste, Pitões das Júnias é uma das aldeias mais visitadas do concelho de Montalegre.

Além da fauna e da flora riquíssima, oferece outros pretextos para um passeio, concentrados no percurso pedestre de quatro quilómetros – percorridos em cerca de 1h30 – entre o cemitério e o centro da aldeia.

E perpetua tradições que não se encontram em mais nenhum local.

A elevada altitude da sede de freguesia (1103 m) torna-a uma das mais altas aldeias de Portugal, a par de Gralheira na Serra de Montemuro.

O que pode ver na aldeia
  • Linha férrea do Tua entre a estação de comboios e o miradouro da barragem do Tua

    O percurso, em imagens, da linha férrea do Tua entre a estação de comboios e a barragem do Tua.

  • Miradouro da barragem do Tua

    A Barragem do Tua, também conhecida como Barragem de Foz Tua ou Barragem de Foz-Tua, é uma barragem destinada ao aproveitamento hidroelétrico do rio Tua

  • Centro Interpretativo do Vale do Tua

    Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) é um espaço que procura revelar a riqueza natural e histórica de um território que, ao longo dos tempos se foi transformando pela ação do homem.

  • Aldeia Foz-Tua

    A Aldeia de Foz-Tua está intimamente ligada com a história do vinho do Porto, tendo Foz-Tua sido um importante cais fluvial funcionando como ponto de ligação entre a cidade do Porto e a região duriense.

  • Barragem do Tua

    A Barragem do Tua, também conhecida como Barragem de Foz Tua ou Barragem de Foz-Tua, é uma barragem destinada ao aproveitamento hidroelétrico do rio Tua

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *