Época de construção
Séculos XIX / XX
Classificação
Inexistente
Localização
Av. de São Bento da Porta Aberta 2967, 4845-028
Descrição
Terras de Bouro tem um importantíssimo centro religioso, com centenas de anos de tradição – São Bento da Porta Aberta.
O culto originou-se com a construção de uma pequena Ermida no ano de 1614. Como era normal naquela época, esta capela tinha um pequeno alpendre e as portas sempre abertas, pelo que servia de abrigo a todos os que passavam.
Com o crescimento do culto, houve a necessidade de ampliar essa construção, sendo erguido então o templo a São Bento, numa obra que durou 15 anos, de 1880 a 1895. Importantes alterações foram feitas, tais como a colocação de um retábulo de talha doirada a ouro brunido, bem como a colocação de painéis de azulejos, pintados por Querubim Lapa, que retratam passagens da vida do santo.
Com o crescente que o culto continuou a ter, em 1998 foi inaugurada uma nova cripta muito mais ampla, construída ao lado do templo do séc. XIX, obra do arquiteto Luís Cunha.
No mês de Abril, de 2015, foi concedido o título de Basílica, pela Santa sé, ao Santuário do S. Bento. Esse título é concedido a algumas igrejas, pela sua antiguidade ou por serem grandes centros de devoção e de peregrinações.
As principais datas de romagem são a 21 de março (Morte de São Bento), 11 de julho (Festa de Padroeiro da Europa) e de 10 a 15 de agosto (Grande Romaria Popular).
Deixe um comentário