0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Sé de Viana do Castelo

José Torres
05.10.2022

Época de construção

Século XV / XVI / XVII / XVIII / XIX

Classificação

Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 39 175, DG, 1.ª série, n.º 77 de 17 abril 1953 / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 149 de 27 junho 1973

Localização

Largo Instituto Histórico do Minho 19, 4900-522 Viana do Castelo

Descrição:

Foi construída no século XV no local onde se reunia o concelho como obra de grande aparato a imitar as outras sés do País.

Mas o estilo, onde há notória influência galega, é bem do gótico final. Deve visitar-se, no seu interior, a capela do Santíssimo, absidíolo gótico, adaptado a capela (renascença) dos Rochas e depois recoberto de talha dourada joanina.

A capela dos condes do Camarido é de estilo manuelino, tem dois altares maneiristas e uma pintura luso-flamenga a óleo sobre madeira representando S. João e a Virgem.

A capela dos Mareantes, reformulada em estilo rococó, ainda conserva um Cristo morto renascença e a miniatura dum galeão, ex-voto do século XVII.

A sacristia, com belos azulejos “de padrão”, tem um arcaz barroco, teto rococó e pinturas maneiristas e barrocas.

Para mais informações clica aqui no lê o código QR ao lado.

  • Parque de Lazer do Castelinho

    Se procura o lugar perfeito para as crianças se divertirem e a família viver uma experiência de contemplação da natureza, o Parque de Lazer do Castelinho afirma-se como uma excelente sugestão.

  • Igreja Matriz

    A igreja Matriz tem origem quinhentista, apesar da estrutura atual se dever à reforma do século XVIII e à reedificação de 1881.

  • Cineteatro

    O CineTeatro dos Bombeiros foi remodelado nos anos 80 e adaptado para a produção de espetáculos de teatro, de música, conferências, palestras, seminários e, também, para a projeção cinematográfica.

  • Pelourinho

    O Pelourinho de Vila Nova de Cerveira é um monumento histórico situado no interior das muralhas do Castelo, simbolizando a autonomia municipal e a justiça na época medieval.

  • Câmara Municipal

    Arquitetura civil política e administrativa, novecentista e revivalista.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *