Localização
Descrição
O Rossio, local onde nos encontramos, espelha secularmente o caráter de Aveiro e a sua evolução urbana. Espaço Vivo, em permanente desenvolvimento, assumiu ao longo dos séculos várias formas e usos, cuja História pode ser conhecida no CIAHR – Centro Interpretativo do Achado e História do Rossio.
Aqui se ergueu e existiu durante séculos uma capela. Inicialmente dedicada a S. Pedro Gonçalves Telmo, e posteriormente a S. João Batista, demolida em 1910, memória visível e visitável através do Achado Arqueológico integrado na Praça.
Memorial à participação de Aveiro na epopeia marítima portuguesa, na figura do Navegador João Afonso de Aveiro, “um dos homens de D. João II que desvendaram os segredos da terra e do mar no caminho para a Índia”.
A Escultura, inaugurada aquando do Milenário de Aveiro (959-1959), e concebida pelo escultor Euclides Vaz, celebra o aveirense que participou na expedição à costa da Mina (1481), na descoberta do Rio Zaire e Reino do Congo com Diogo Cão. A ele se associa, ainda, a descoberta do Benim (1486), durante algum tempo conhecido por “Terras de João Afonso” ou de “Terras de Afonso de Aveiro”.
Saiba mais sobre a história deste navegador através do QR Code ao lado.
Saiba mais sobre a Praça do Rossio através do QR Code ao lado.
Deixe um comentário