0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Chafariz Neptuno

José Torres
14.08.2022

Ano de construção

1877

Classificação

Localização

3880-209 Ovar

Descrição

Chafariz Neptuno inaugurado em 1877, convertendo-se no primeiro abastecimento público de água na cidade. De gosto marcadamente clássico, o chafariz é coroado por uma estátua de Neptuno que na mão direita segura um tridente.

Chafariz de grandes dimensões, é rodeado de quatro pequenos muros de gradeamentos em ferro interrompidos em quatro lados por dois degraus semicirculares. Este gradeamento acompanha os quatro pequenos tanques redondos que formam a base do chafariz.

Ao centro eleva-se uma coluna que sustenta duas taças circulares sobrepostas. A primeira parte da coluna é formada em planta cilíndrica em colunas justapostas, sendo a segunda parte formada por figuras.

Na parte superior eleva-se um pináculo em estilo de vaso que sustenta a figura de Neptuno, deus romano do mar, que os pescadores tomaram para si como patrono.

Para mais informações clica aqui ou lê o código QR ao lado.

  • Elétrico de Sintra

    A linha ferroviária liga a serra ao mar através do percurso de Sintra até à Praia das Maçãs ao longo de quase 11 quilómetros entre a Vila Alda, na Estefânia, e a Praia das Maçãs.

  • Praia das Maçãs

    A Praia das Maçãs é onde a Serra de Sintra beija o mar. Local que também inspirou o livro Viagem a Portugal de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, que escreveu “Todos os caminhos Vão dar a Sintra”.

  • Palácio Nacional da Pena 

    O Palácio Nacional da Pena é como uma joia sagrada que coroa a Serra de Sintra. O parque envolvente, em sintonia com o caráter feérico do palácio, desperta emoções de mistério e de descoberta. Nos seus recantos, os olhares perdem-se de encanto.

  • Palácio de Monserrate

    Quando Francis Cook, um rico industrial inglês do século XIX e grande colecionador de arte, visitou o local, ficou fascinado. Dessa paixão nasceu uma obra-prima do Romantismo: o Parque e Palácio de Monserrate.

  • Parque de Monserrate

    O jardim romântico exuberante e o palácio, construídos por Francis Cook, um milionário inglês, são testemunhos ímpares do espírito eclético de oitocentos.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *