0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Jardim Almeida Garrett

José Torres
14.08.2022

Localização

R. Conselheiro Arala Chaves 5, 3880-038 Ovar

Descrição

Um dos mais importantes jardins da cidade, com uma área de cerca de 9300 m².

É o mais antigo jardim público de Ovar, construído na viragem do século XIX para o século XX. Na época denominada de Largo Mártir de São Sebastião. Na sua envolvente localizavam-se algumas das mais significativas unidades industriais de Ovar, que davam emprego a uma larga percentagem da população da então vila, com especial destaque para a fábrica de conservas Luso-Brasileira, posteriormente designada por A Varina.

Foi arborizado em 1912 e constituído como parque em 1930.

Em dezembro de 2016 foi embelezado com uma escultura de homenagem aos Combatentes Mortos do Concelho de Ovar no Ultramar, da autoria de João Antero de Almeida.

Ostenta uma vegetação de grande porte, relvados e canteiros floridos. Das suas espécies arbóreas fazem parte plátanos, carvalhos americanos, tílias argentinas e algumas resinosas de bom porte e muito ornamentais.

  • Elétrico de Sintra

    A linha ferroviária liga a serra ao mar através do percurso de Sintra até à Praia das Maçãs ao longo de quase 11 quilómetros entre a Vila Alda, na Estefânia, e a Praia das Maçãs.

  • Praia das Maçãs

    A Praia das Maçãs é onde a Serra de Sintra beija o mar. Local que também inspirou o livro Viagem a Portugal de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, que escreveu “Todos os caminhos Vão dar a Sintra”.

  • Palácio Nacional da Pena 

    O Palácio Nacional da Pena é como uma joia sagrada que coroa a Serra de Sintra. O parque envolvente, em sintonia com o caráter feérico do palácio, desperta emoções de mistério e de descoberta. Nos seus recantos, os olhares perdem-se de encanto.

  • Palácio de Monserrate

    Quando Francis Cook, um rico industrial inglês do século XIX e grande colecionador de arte, visitou o local, ficou fascinado. Dessa paixão nasceu uma obra-prima do Romantismo: o Parque e Palácio de Monserrate.

  • Parque de Monserrate

    O jardim romântico exuberante e o palácio, construídos por Francis Cook, um milionário inglês, são testemunhos ímpares do espírito eclético de oitocentos.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *