0%

Viajando por Portugal

Pelos caminhos de Portugal, vi tanta coisa linda, vi coisa sem igual.

Mural de azulejos REFLEXOS

José Torres
16.12.2023

Época de construção

Século XXI

Localização

Cais da Fonte Nova 5, 3810-200 Aveiro

Descrição

Mural de Azulejos encomendado pela Câmara Municipal de Aveiro a Fátima Ramos ilustradora e artista visual, natural de Aveiro.

Esta obra pretende significar um encontro submerso entre duas pessoas e algumas criaturas imaginárias nas profundezas da Ria de Aveiro.

Fátima Ramos tem exposto por todo o mundo, colaborando, entre outros, cm o MoMA (New York), Google, The New York Times, TIME, The Washington Post, sendo galardoada com diversos prémios de grande reconhecimento internacional, tais como da Sociedade de Ilustradores Nova Iorque, World Ilustratio Awards.

Este Painel de 57 metros foi executado em azulejo e pintado manualmente na Fábrica Aleluia (Aveiro) por Alexandra Formigal, Dulce Neves e Fátima Bento. A produção artística Aleluia continua a levar a azulejaria de Aveiro a todo o mundo.

Está também vocacionado para as demais atividades autorizadas pela Câmara Municipal de Aveiro.

  • Elétrico de Sintra

    A linha ferroviária liga a serra ao mar através do percurso de Sintra até à Praia das Maçãs ao longo de quase 11 quilómetros entre a Vila Alda, na Estefânia, e a Praia das Maçãs.

  • Praia das Maçãs

    A Praia das Maçãs é onde a Serra de Sintra beija o mar. Local que também inspirou o livro Viagem a Portugal de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, que escreveu “Todos os caminhos Vão dar a Sintra”.

  • Palácio Nacional da Pena 

    O Palácio Nacional da Pena é como uma joia sagrada que coroa a Serra de Sintra. O parque envolvente, em sintonia com o caráter feérico do palácio, desperta emoções de mistério e de descoberta. Nos seus recantos, os olhares perdem-se de encanto.

  • Palácio de Monserrate

    Quando Francis Cook, um rico industrial inglês do século XIX e grande colecionador de arte, visitou o local, ficou fascinado. Dessa paixão nasceu uma obra-prima do Romantismo: o Parque e Palácio de Monserrate.

  • Parque de Monserrate

    O jardim romântico exuberante e o palácio, construídos por Francis Cook, um milionário inglês, são testemunhos ímpares do espírito eclético de oitocentos.

Comentários


Ainda não há comentários sobre este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *